sábado, 5 de fevereiro de 2011

Definir nomes, definir rótulos, criar uma lista de nomes

Assim como existem rótulos (link para postagem neste blog) você pode também dar nomes a uma ou mais células, a uma área toda e a células não contíguas.

Há duas formas para se dar nomes a células:

Para nomear uma célula ou intervalo de células você pode:

dar o nome usando a caixa de nome. Assim:
  1. Selecione a célula ou as células a serem nomeadas;
  2. Use a caixa de nome (canto superior esquerda da planilha) para dar um nome.
A partir daí, ao se referir àquele nome, você estará indicando a célula ou ao conjunto delas que serão afetadas pelo nome.




Dei o nome de Área para a célula A1.

Você pode nomear, ou dar nome as células, usando uma caixa de diálogo: veja como:
  1. Inserir;
  2. Nome

Escolha a opção conforme figura abaixo:


Você poderá escolhar:
  •  definir:  significa que você irá para uma caixa de diálogo que lhe permitira dar nome às células selecionadas.
  • Colar  significa que você poderá listar todos os nomes que você já deu às células com as respectivas referências (não entraremos com exemplo nesse caso, exercite no seu excel);
  • Criar nesta opção você entra numa caixa de diálogo que lhe permite criar rótulos de linhas e colunas, a diferença de criar esses rótulos com essa ferramenta, é que aqui a coluna e a linha não precisam ser a coluna a e a linha 1, como na opção vista na postagem.
Exemplo da caixa de diálogo definir nome na figura a seguir

Foi dado o nome de "NomeExemplo" para as células "C4 a C20"  

Suponha que a planilha tenha o seguinte conteúdo nas células acima nomeadas:


Exemplo sde algumas fórmulas usando o campo nomeado acima:

"=SOMA(NomeExemplo)" resultado 627,54
"=MÉDIA(NomeExemplo)" resultado 36,91
"=ÍNDICE(NomeExemplo;4)" resultado 28,00  (selecione a função índice e estude a sua estrutura, usando a ajuda de seu Excel)
"=MAIOR(NomeExemplo;1)" resultado 92 (no caso o resultado se refere ao primeiro maior)
"=MAIOR(NomeExemplo;2)" resultado 63 (no caso o resultado se refere ao segundo maior)



Criar : quando você seleciona criar abre-se a Caixa de diálogo "Criar nomes". Observe no exemplo que antes de você abrir a caixa de díalogo, a área a ser objeto da criação de nomes deve estar selecinado. Conforme aescolha que você fizer, o  nome escrito na linha superio, coluna a esquerda, Linha inferior, Coluna direita,  passa a ser o nome das células selecionadas.


Neste exemplo e seleção, as células de "A2 a A16"
foram agora nomeadas para "Números"



Criar pode funcionar como a opção aceitar  rótulos já visto no link  (link para criar rótulo), a diferença fica por conta da localização, usando a opção aceitar rótulos, você especifica a linha 1 e a coluna A como detentoras dos rótulos, já no caso de criar nomes, você escolhe uma área com células contíguas e especifica a localização dos rótulos se acima ou abaixo, se a direita ou esquerda, no exemplo abaixo isso é bem esclarecido:

Exemplo de criação de nomes usando a linha superior
e a coluna esquerda para definir o nome ou rótulo

Agora que estamos com alguns nomes já definidos, vejamos como funciona a opção colar: como o nome indica, cola os  nomes a partir da célula seleciona, como no exemplo abaixo.


Listagem dos nomes dados.



 

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Rótulos em fórmulas

O padrão do Excel não permite rótulos em fórmulas, mas se você quiser fazer referência a uma célula usando rótulos, então, deverá primeiro definir isso para o Excel. Como: vá a Ferramentas, selecione Opções e a guia Cálculo, depois escolha Aceitar rótulos em fórmulas. Isso significa que  o que você lançar na primeira linha e o que lançar na primeira coluna será considerado rótulo no âmbito da planilha corrente.  Abaixo a caixa de díalogo para isso:

Ao clicar ok, você agora poderá usar rótulos de fórmulas na sua planilha.
Na planilha abaixo:


para a fórmula "= Luiz Salário" o resultado será 1500
para a fórmula "=Salário Luiz" o resultado será 1500
Para a fórmula "= Josefa Salário + Luiz Salário" o resultado será 4000
Para a fórmula "=Soma(Salário) o resulado será 18100
Para a fórmula "=ÍNDICE(Salário;2)" o resultado será 4000
Para a fórmula "=Pedro Salário * Pedro PercContrib" o resultado será 60
Para a fórmula "=PercContrib Josefa" o resultado será 0,01 ou 1%


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Formatar células no Excel

Na barra de ferramentas padrão, clique em Formatar  a seguir em  células, isso abre a caixa abaixo:


Para formatar um número, selecione número, escolha a categoria e depois o formato desejado. A cada escolha de um formato, a maneira como o número irá se apresentar na célula é mostrada na janela Exemplo
Se nenhuma das categorias listadas não o atender, selecione Personalizado e desenvolva o formato: digite na Janela tipo o formato desejado, considerando-se que o símbolo # indica a eliminação de zeros à esquerda,  incluindo a posição em que foi colocado, exemplo:  se célula "A1=50",  e você criar o formato "##0,00" o resultado será "0,50" , mas se você criar o formato "###,00" o resultado será  ",50".

Observação: alguns desses formatos, por serem muito usados, já estão na barra de ferramentas "Formatação".
Agora, faça você mesmo algumas formatações  para:  moeda, percentagem etc. Caso tenha alguma dúvida, mande-me um comentário que respondo.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Cálculo do Valor Presente líquido no Excel

Suponha que você tenha uma  série histórica que representa as entradas e saídas de dinheiro por data, seja dia,  mês, ou ano. O valor presente líquido considera a essa série histórica a uma taxa de desconto e traz o valor  para hoje. Quanto valeria essas entradas e saídas financeiras do futuro ao valor de hoje, considerando uma taxa.
No caso, suponha que série tenha sido lançada nas colunas A e B de uma planilha,  sendo que na coluna A foram colacas a ordem sequencial dos fatos,  e os valores relevantes para a fórmula foram lançados nas células "B2:B26"
A função é repreentada pela seguinte  "=VPL(Taxa;série dos valores)".
No exemplo abaixo a fórmula é "=VPL(3%;B2:B26)" e o resultado =1.849,19 

Dados e caixa da função VPL


domingo, 23 de janeiro de 2011

Caixa de diálogo Ir para

A Caixa de diálogo "Ir para" do Excel tem diversas finalidades, como veremos no exemplo abaixo.

Selecione uma área da planilha que tenha conteúdo sobre as quais você deseja saber alguns informações e localizar determinadas categorias de dados e fórmulas.

Passo 1: clique em F5, a caixa de diálogo abaixo irá aparecer. Esta caixa permite-lhe repetir ações já foram  realizadas na planilha e tem  outras habilidades, como veremos:


Figura 1


Passo 2: clique em especial, aparecerá a caixa abaixo.
 
Figura 2
 Passo 3: selecione uma habilidade, por exemplo "Fórmulas" e dê o OK. O Excel ira selecionar todas as células onde houver a presença de fórmula.

Outro exemplo: observe que o segmento de planilha Excel abaixo tem duas células em branco, poderia ter centenas. Suponha que você queira colocar em toda célula branca, na coluna de marca, a frase "Sem Marca", para fazer isso: (1) selecione a área de pesquisa; (2) clique em F5;  (3) clique em Especial (vide figura 1);  (4) selecione a habilidade  "em branco" e elas serão selecionadas,   (5) digite "Sem Marca" numa delas e  clique Ctrl+ Enter. Resultado: todas as células selecionas passarão a ter  "Sem Marca".



sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Validação de dados no Excel


Figura 1
 Você pode restringir os dados que serão  digitados numa célula, ou numa área qualquer. Quando a célula receber um dado, o Excel irá verificar se aquele dado passa pelo crivo da validação.

Como estabelecer as referências para validação:

1) Selecione as "células" que sofrerão os efeitos das restrições a serem definidas;

2) Selecione "Dados", aparecerá a caixa Figura 1, clique em "Validação";


Figura 2

3) Aparecerá a caixa da figura 2, você, então, configura a validação. No exemplo, restringimos as células para aceitarem datas no intervalo entre 21/01/2011 e 01/02/2011;

4) Após definir as restrições, você pode também adicionar mensagens personalizadas etc, (estude está caixa de diálogo da figura 2 e faça exercícios);



Figura 3

5) Quando houver uma entrada de dados nas células com restrições, aparecerá esta mensagem (figura 3), ou outra definida por você na caixa de diálogo da figura 2. 
 

Excel formatação de células

Formatação das células em Excel

1) Selecione a célula ou o conjunto de células a serem formatadas;
2) Clique do lado direito do mouse, aparece a caixa de diálogo abaixo;



3) Clique em Formatar células, surge a caixa de diálogo abaixo:


4) Escolha a categoria de formatação e o tipo desejados, fique de olho na janela do exemplo que dá a dica de como ficará sua formatção. Quando não encontrar a categoria desejada, use a categoria Personalizada, ao dar o OK, a célula selecionada receberá o formato.

Excel soma, média e número de itens sem contas

Você não precisa inserir nenhuma fórmula ou  função par obter uma soma rápida no Excel 2000 e 2003, no Excel 2007. além da soma rápida você também obtem a média e a contagem dos itens.

Para isso basta selecionar as células para as quais você quer essas operações e olhar na barra de Status, lá estarão os resultados. Vide figura acima 

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Funções do Excel: potência, raiz quadrada e a raiz enésima

:
A potência é uma função já disponibilizada pelo Excel que tem a seguinte notação:
=POTÊNCIA(Base;Expoente)

No exemplo seguinte, se "B19 = 3" e "B20 = 2"   então  "=POTÊNCIA(B19;B20)"  resultado = 9

Uma fórmula correspondente que você mesmo pode inserir é: "=B19^B20 " ou seja o símbolo "^ " entre dois números ou funções eleva o número da esquerda segundo o expoente que fica à direita.

Então a fórmula "=2^3" resultado = 8

Nós sabemos que todo número elevado a zero = 1, então, a fórmula '= 60 ^ 0'  resultado = 1 e a fórmula "= X ^0"   resultado =1

A raiz quadrada tem a seguinte notação: "=Raiz(Número)", onde número é o valor para o qual queremos extrair a raiz quadrada.
Exemplo: "=Raiz(9)" resultado = 3

A dedução a seguir é importante para o entendimento da raiz enésima:
A raiz quadrada de  x = x ^ (em palavras: a raiz quadrada de X é igual a X elevado à potência de meio).
A raiz cúbica de X, então,  é  X ^ 2 (em palavras: a raiz cúbica de X é igual a X elevado à potência de um terço).

Generalizando: a raiz n de um X é igual a X^(1/n)
No Excel você pode também extrair  a raiz cúbica, e a raiz enésima.
A fórmula para raiz enésima é a seguinte "= Número ^(1/enésima)"
Abra uma planilha do seu Excel e tente os exemplos abaixo, depois, exercite criando suas próprias fórmulas:

Clique na figura acima para ampliá-la





terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A função SOMA ou SOMATÓRIO


Função soma do Excel

Tem a seguinte notação: =SOMA(n1,n2;n3...n30)
Note que não pode haver mais que trinta argumentos, mas cada argumento pode incluir várias células ou até somas ou outras funções.
Isso é uma importante característica do Excel em geral, pois permite a montagem de fórmulas que podem ter diversas funções (um verdadeiro ninho de fórmulas).
A função soma é tão usada para adições de colunas ou linhas inteiras que lhe é reservada destaque na barra de ferramentas e é arrolada entre as funções que fazem parte do "Padrão". Aparece na barra padrão com o símbolo de somatório. Ao clicar no ícone (vide acima)  o Excel assume a Adjacência para montar automaticamente o somatório. Exemplo: Na planilha abaixo clicando no símbolo do somatório para preenhcer a célula A7, o Excel assumiu a adjacência e montou a fórmula e a inseriu na célula ativa, ou seja, onde estava o cursor, no exemplo seguinte note que a célula não preenchida em B2 interrompe a contiguidade e faz com  que a adjacência seja B3:B6
Teste essa característica da SOMA e você notará que ela funciona nos 4 sentidos de um planilha, para o que estiver acima, abaixo, do lado direito e do lado esquerdo da célula ativa, onde você vai inserir a função.


Figura 7 - montagem automática da  função soma

As quatro operações em Excel

Toda fórmula em Excel é iniciada pelo sinal  "=",  na matématica 2=1+1 em Excel    =1+1 resultado 2
Os sinais usados nas quatro operações são:

Adição "+"
Subtração "-"
Multiplicação "*"
Divisão "/"

Assim, se houver na célula C1 o valor 100, e na célua C2 o valor 50
Poderíamos ter as seguintes operações em qualquer outra célula da planilha
Adição  "=C1+ C2" o resultado será 150
Subração "=C1 - C2" o resultado será 100"
Multiplicação "=C1 * C6" o resultado será 100" o resultado será 5000
Divisão   "=C1/ C2" o resultado será 100" o resultado será 2
No segmento de uma planilha Excel, lançou-se abaixo esses exemplos.
Exemplo das quatro operações - clique para ampliar a figura

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Como localizar e usar uma função no Excel

Para localizar uma função é preciso inicialmnete ir na barra do Excel e localizar o ìcone fx, ou seja, funções disponíveis para serem coladas em qq célula.

A célula em que você posicionar o cursor será a que irá receber a função.
Ao clicar no comando, ou ícone fx o Excel abrirá um caixa de diálogo com o título Colar função, essa caixa lhe permite buscar uma funçao por categória. Escolhida a categoria, então você poderá selecionar a função desejada.

Figura 1.2 Caixa de diálogo para escolher a função


Vamos a um exemplo de escolha de função nesta rápida animação.


Excel para principiantes - Células e utilização

Na grande maioria do uso do Excel, as células irão conter dados ou fórmulas.
Os dados mais usados são os números e alfanuméricos.
As fórmulas são as que o usuário inserir na célula ou as que o Excel já disponibiliza como  função.
Exemplos:
Figura 5
Observe que na Figura 5 apresenamos um  um exemplo simples, que mostra como podemos usar as células e fazer cálculos fazendo referência as seus endereços, ou seja, ao número da coluna e da linha. Na célua B3 inserimos uma multiplicação, na C3 uma divisão e na célula B4 a função soma.


CLIQUE NAS FIGURAS PARA AMPLIÁ-LAS

Figura 6
As notações acima das fórmulas e das função soma daria o resultado da figura aí do lado.
Sugestão para os principantes: abra um planilha Excel, repita entre com estas fórmulas e com a função Soma verifique os resultados. Depois faça o mesmo, usando outras fórmulas e funções.
Um relevante dificuldade que tem o princiante é a de localizar a fórmula de que precisa, para tirar sua dúvida veja o link tal

domingo, 16 de janeiro de 2011

O que é um a planilha Excel

Uma matriz de duas dimensões que contém 65536 linhas e 256 colunas que podem ser utilizadas para armazenar dados e outros tipos de informações e que podem ser endereçadas de forma a permitir cruzamento de dados dos mais simples até os mais complexos.