terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A função SOMA ou SOMATÓRIO


Função soma do Excel

Tem a seguinte notação: =SOMA(n1,n2;n3...n30)
Note que não pode haver mais que trinta argumentos, mas cada argumento pode incluir várias células ou até somas ou outras funções.
Isso é uma importante característica do Excel em geral, pois permite a montagem de fórmulas que podem ter diversas funções (um verdadeiro ninho de fórmulas).
A função soma é tão usada para adições de colunas ou linhas inteiras que lhe é reservada destaque na barra de ferramentas e é arrolada entre as funções que fazem parte do "Padrão". Aparece na barra padrão com o símbolo de somatório. Ao clicar no ícone (vide acima)  o Excel assume a Adjacência para montar automaticamente o somatório. Exemplo: Na planilha abaixo clicando no símbolo do somatório para preenhcer a célula A7, o Excel assumiu a adjacência e montou a fórmula e a inseriu na célula ativa, ou seja, onde estava o cursor, no exemplo seguinte note que a célula não preenchida em B2 interrompe a contiguidade e faz com  que a adjacência seja B3:B6
Teste essa característica da SOMA e você notará que ela funciona nos 4 sentidos de um planilha, para o que estiver acima, abaixo, do lado direito e do lado esquerdo da célula ativa, onde você vai inserir a função.


Figura 7 - montagem automática da  função soma

4 comentários:

  1. Bom dia, ate um certo numero de celulas o excel soma normalmente, porem apos adicionado novos valores uma coluna deixou de somar (coluna B), porem a coluna C continua somando normalmente. o lugar onde deveria aparecer a soma dos valores foi trocado pelo simbolo ######. Se alguem souber pode mandar um email para contato@solucaoinfo.net

    ResponderExcluir
  2. Digitei a seguinte operação no excel: =(L34 + L35 + L36), referente operações aritmtica na coluna L: (130,00 + 130,00 + 130,00) no excel, não respondeu o valor total somatório; portanto, apresentando resultado: 0,00 - Porque não soma? Outrossim, o valor da coluna L, cujo valor na celula =(L35 + M26), referente os valores: (300,00 + 900,00): correspondentes as respectivas celulas, não somam. Porque parou de somar o resultado no Excel? Portanto, desde já agradeço pela atenção, Errol Disney Vergara - E-mai: caci.errol.vergara@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Recomendo verificar se a configuração para casas decimais está correta.
    Vá a "Painel de Controle", entre em "Região e Idioma" selecione "Configurações Adicionais", verifique se os símbolos de decimais estão corretos, etc, etc.

    ResponderExcluir
  4. Outra causa muito comum que leva a erros como os acima descritos é o de tentar somar o conteúdo de células que foram formatadas como texto. Isso ocorre comumente quando você faz uma cópia para a planlha Excel de um número dentro de um texto. Atenção: todo número precedido por um apóstrofe é considerado como texto.

    ResponderExcluir